top of page

Saiba por que Caxias não foi beneficiada com a tecnologia 5G


ree

Mais de 13 cidades do Maranhão já foram beneficiadas com a instalação do 5G pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas você sabe quais os critérios para receber o a nova tecnologia ?


Em entrevista foi exclusiva para o Jornal do Meio-Dia com os apresentadores Jardel Almeida e Thaynara Oliveira, o Superintendente de Outorgas da Anatel e secretário do Gaispi (grupo responsável pela análise liberação da faixa do 5G) Vinicius Caram explicou como funciona o processo.


"No Brasil nós temos então 5.570 municípios todos eles serão contemplados com a tecnologia 5G, nós temos um cronograma a ser disponibilizada essa faixa para que operadora possa ativar o 5G em todos os municípios, esse cronograma se iniciou o ano passado com as capitais, depois ele vai de forma gradual partindo para cidade acima de 500 mil habitantes, regiões metropolitanas e cidades próximas as capitais, cidade acima de 500 mil, posteriormente cidades entre 200 e 500 mil habitantes, descendo após 2026, 27, 28 e 29 e a completarmos todo atendimento 5G em todos os municípios brasileiros inclusive as cidades abaixo de 30 mil habitantes." Explicou Vinicius Caram Superintendente de Outorgas da Anatel e secretário do Gaispi.


A nova geração de internet começou a ser liberada no dia 6 de julho de 2022 em Brasília e se estendeu as demais capitais e cidades.


"Até o momento nós tivemos a liberação de 487 municípios a utilizarem essa nova faixa para nova tecnologia 5G, que permite uma taxa melhor latência menor para fazer ter medicina veículos autônomos e permitiu os de robôs na indústria,bem como internet das "coisas" o famoso (IoT)." Vinicius Caram Superintendente de Outorgas da Anatel e secretário do Gaispi.

Durante a entrevista concedida em uma rádio do Maranhão o Superintendente de Outorgas da Anatel foi questionado sobre os municípios no Maranhão que foram beneficiados e os critérios para liberação do sinal.


"Em relação aos Estados específicos do Maranhão e do Piauí, o Maranhão tem 217 cidades e já foram liberadas 14 e 12 estão em planejamento então essas cidades temos São Luís, Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita São José do Ribamar e Timon em relação ao Piauí nós temos 224 cidades já foram liberadas 13 outras estão em planejamento." Vinicius Caram Superintendente de Outorgas da Anatel e secretário do Gaispi.


Caxias ainda não foi beneficiada assim como outras grandes cidades do Maranhão o motivo explicou o Superintendente durante a entrevista.


"É importante deixar claro que o processo é feito de forma gradual para que chegue também as cidades com número menor de habitantes, é oportunidade alinharmos a expectativa em relação a percepção do consumidor que vai ter um aparelho compatível um aparelho 5G, são 109 já certificados podem ser consultados o modelo no site da Anatel ver se esse dispositivo está em uma das lojas, adquirir esse aparelho, bem como, você terá essa percepção de qualidade tendo um dispositivo e estando na área de cobertura das estações rádio base.


Então, hoje por exemplo, no estado do Maranhão nós temos 5 operadoras atendendo todos os municípios com 1900 antenas estações rádio base, até o momento nós temos por enquanto, apenas na capital três operadoras com 84 estações, da mesma forma que o Piauí nós temos como todo quatro operadoras com 1.275 antenas ou estações rádio base e até o momento nós temos cobertura na capital com três operadoras com 80 estações rádio base, que que vai fazer agora com que as operadoras coloquem sinal nessas cidades que pontuamos? Vai depender mais do interesse das operadoras conforme seu próprio planejamento estratégico gastos para monetizar o que foi gasto no leilão ou rentabilizar novos investimentos na rede 5G antecipar ativação nessas cidades." frisou Vinicius Caram Superintendente de Outorgas da Anatel e secretário do Gaispi.

Para que a cobertura chegue mais rápido e mais longe o especialista ressalta ainda a importância de abrangência depende também do interesse das operadoras de cada região.


"Nós conseguimos antecipar pelo menos 15 meses do prazo previsto para liberação da faixa, ainda assim é compromisso das operadoras ativarem o sinal nessa cidade, é depois de 25 e 26, 27 até 29 para completar o projeto 5G nacional, onde você vai ter a cobertura 5G igual do 4G. Caberá então a operadoras verificar e antecipar o atendimento conforme o interesse ou até mesmo os consumidores e demandando essa pauta junto com suas operadoras." Concluiu Vinicius Caram Superintendente de Outorgas da Anatel e secretário do Gaispi.


 
 
 

Comentários


  • Instagram

 Aponta Caxias - MA

bottom of page